Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em vôos 

Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em vôos  Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em vôos 
Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 120/2020, que estabelece o transporte gratuito de uma bagagem de mão de até 10 quilos em voos nacionais e internacionais.

A proposta, que visa barrar novas tarifas restritivas criadas por companhias aéreas, segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

A medida é uma resposta direta do Congresso à recente decisão de companhias como Gol e Latam de criar uma “tarifa básica” que limita o direito a uma segunda bagagem de mão (além do item pessoal), efetivamente criando uma nova cobrança para o passageiro.

O que diz o projeto aprovado no senado

O texto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), altera o Código Brasileiro de Aeronáutica para fechar brechas legais e garantir a gratuidade.

  • Franquia Mínima: Fica assegurado o direito de transportar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10kg (com dimensões padronizadas).
  • Voo Lotado? Despache Grátis: O projeto também prevê que, em caso de superlotação dos compartimentos na cabine, a companhia aérea deverá despachar o volume sem nenhum custo adicional para o passageiro.
  • Fim da Brecha da ANAC: A proposta proíbe que as companhias cobrem pela bagagem de mão, possibilidade que foi aberta por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2016, que não determinava a gratuidade desse tipo de bagagem.

Segundo o relator, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o projeto oferece uma “solução legislativa definitiva” para evitar práticas abusivas por parte das empresas.

Câmara dos deputados também acelera votação

O tema está avançando em alta velocidade nas duas casas do Congresso. Na terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um projeto de lei similar (PL 5041/25) que também proíbe a cobrança pela bagagem de mão.

Com a aprovação da urgência, o projeto na Câmara pode ser votado diretamente no Plenário, sem precisar passar pelas comissões. A forte movimentação dos parlamentares indica uma rápida tramitação para que a gratuidade da bagagem de mão de 10kg vire lei.

Fonte: Agência Brasil

Newsletter – Fique pode dentro de tudo que acontece na MIPYMAG e. receba nossa revista gratuitamente todo mês. Fora tem dicas e informações valiosas para elevar ainda mais o nível de sua próxima viagem. Assine!

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades da MIPYMAG em primeira mão direto no seu celular. Viagens, shows, esportes, promoções e muito mais.

Siga a MIPYMAG no Instagram.