Viajar é uma experiência e tudo que engloba alguns dias fora da rotina faz com que as memórias fiquem ainda incríveis. A escolha da cia área é um ponto importante, pois é o início do trajeto quando viajamos para longe e principalmente fora do país.
Se você planeja ir para os Estados Unidos, Caribe ou México a Copa Airlines é uma ótima opção pois ela conecta o Brasil com esses lugares e ainda mais.
Abaixo vou te contar minha experiência com a Copa em duas classes diferentes e que me surpreenderam muito.

Copa Airlines
A Copa Airlines é uma companhia área nacional do Panamá e uma das principais da aviação na América Latina e conhecida por conectar as Américas (Norte, Central, Sul e Caribe).
A Copa opera no Brasil há mais de 25 anos com voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras.

Como é voar pela Copa Airlines?
Minha experiência recente com a Copa foi em voos saindo do Brasil – São Paulo para os Estados Unidos – Las Vegas (e vice-versa) com conexão no Panamá.
Em ambos os aeroportos o atendimento no check-in foi super rápido e tranquilo com funcionários bem atenciosos.
Acho importante salientar que fiz já antecipadamente o check-in online pelo aplicativo que é muito fácil e autoexplicativo.
Um dos pontos que gostei bastante é que recebi notificações logo após despachar as malas informando exatamente a quantidade.

Viajei com duas malas de 23kg além de uma mala de mão (até 10kg) e um item pessoal. Todas as minhas bagagens estavam abaixo do peso máximo e sim até a mala de mão foi pesada (então verifique antecipadamente o peso para não ter que organizar tudo no aeroporto).
Minha viagem era Economy Extra, a opção da classe econômica com mais espaço para as pernas e que te dão um conforto maior na viagem ainda mais em longas distâncias.
Mas fui surpreendida na ida com um upgrade para a Executiva Dreams o que tornou a experiência mais ainda melhor.
Executiva Dreams
Quando você está na classe executiva você tem prioridade no embarque da aeronave e algumas exclusividades durante o voo. São pouquíssimos assentos, dezesseis no total com a configuração de quatro fileiras de duas poltronas.
Logo ao se acomodar, a comissária sempre muito atenciosa e gentil te entrega um drink de boas vindas e uma garrafa de água (o que confesso que acho ótimo pois você tem água de forma mais rápida, ainda mais eu que bebo muita e também tenho sempre uma comigo).

Cada assento tem um travesseiro e um edredom já disponibilizados, além de fone de ouvido, kit de amenidades com escova de dente, creme para mãos, lip balm, tapa olho e mais em uma necesserie “pintada” com referências ao Panamá.
Você tem um espaço para colocar suas coisas próximas onde há ainda tomada para carregar seus dispositivos, luz e o controle do assento para que você possa deitar e descansar durante todo o voo.
O conforto é surreal pois na Dreams, o assento vira uma cama (deita 180°) e você pode dormir ou até mesmo assistir a um filme, série ou documentário na tela que é bem grande. Dá para colocar o entretenimento em dia tranquilamente.

São quase sete horas de voo até a Cidade do Panamá então claro que é oferecido serviço de bordo, no meu caso almoço que antecipadamente a comissária veio perguntar qual opção eu gostaria e se gostaria que me acordasse caso eu estivesse dormindo.
Eu escolhi a opção da carne com purê de abóbora e salada. Estava uma delícia, quentinha e um diferencial é que o prato, copo são de vidro e talheres de inox. De sobremesa ainda peguei um sorvete.

Durante todo o tempo que estive acordada a comissária vinha perguntar se eu queria alguma coisa, se estava tudo bem, trouxe até snacks em um determinado momento. Serviço realmente muito atencioso.
Sem falar que há um banheiro exclusivo aos passageiros da Executiva, sempre limpo e caso tenha alguém eles avisam para você aguardar e te chamam assim que disponível.
É uma experiência mais sofisticada da Copa que realmente faz diferença no seu voo. Eu confesso que dormi boa parte do voo Brasil – Panamá e cheguei descansada.

O voo Panamá – Estados Unidos também tive upgrade para a classe executiva com algumas diferenças uma delas é que o assento não vira uma cama mas reclina bem e não há telas individuais mas você tem acesso a CopaShow Pass que é a plataforma de entretenimento da Copa que oferece filmes, séries e documentários onde podemos assistir em nosso celular ou tablet.

Mas também conta com serviço premium, poucos assentos, atendimento e banheiro exclusivo. E essas alterações continuam deixando a experiência ótima de voo.
Cheguei nos Estados Unidos bem descansada e tranquila e olha que saí às 11h da manhã de São Paulo e cheguei às 21:40h em Las Vegas (claro que há fuso horário entre as cidades), foram 16h no total.
Economy Extra
Já meus voos de volta foram pela Economy Extra que é uma opção intermediária e com mais conforto da Copa Airlines.
Essa classe tem mais espaço entre os assentos – achei bem confortável (não sou alta mas te dá mais liberdade para descansar), a poltrona reclina mais que a econômica e também há embarque prioritário (após a executiva).

São poucas fileiras também na parte dianteira da aeronave, na configuração de três assentos mas que não ficamos todos apertados.
Apesar de não estar em um local mais exclusivo como a executiva os comissários são bem atenciosos e prestativos, se você precisa de algo ou tem alguma dúvida eles te ajudam de forma rápida e eficiente.
Os banheiros são comuns da classe econômica e a comida bem saborosa assim como na executiva com a diferença de você não ter pratos e talheres “melhores” mas em ambos os voos tivemos o serviço e gostei muito do café da manhã com waffle.
A diferença nos voos dos EUA para Panamá e Panamá para o Brasil é o entretenimento que no primeiro trecho é no seu celular ou tablet assim como na executiva mas no segundo trecho é tela um pouco menor mas com tudo o que a Copa disponibiliza. Há tomadas ou USB para carregar os dispositivos.

Um detalhe que reparei na aeronave a classe econômica “tradicional” em nenhuma dos voos há telas de entretenimento e sim tudo no próprio dispositivo.
Gostei muito da Economy Extra, foi bem confortável as horas de voo ainda mais que eu havia dirigido sete horas, cheguei bem tranquila.
Ter mais espaço e conforto faz toda a diferença.
Panamá
Os voos da Copa Airlines fazem conexão no Panamá, tanto na ida quanto na volta. Afinal o aeroporto de Tocumen é o Hub das Américas.
Mais do que um ponto de parada, é o centro de conexões mais ágil do continente, desenhado para fazer você economizar tempo e viajar sem estresse.

Por que a conexão no Panamá é diferente?
Com mais de 300 voos diários, a Copa garante uma logística rápida e eficiente com conexões que levam em média 90 minutos e todo processo simplificado.
- Não precisamos passar por imigração ou alfândega durante a conexão.
- As malas despachadas já seguem direto para o destina final (despachei em São Paulo só peguei em Las Vegas e vice-versa).
- O aeroporto além de ser bem moderno ele tem o maior Duty Free da América Latina então além de tudo é possível fazer compras e passear por várias lojas além de opções de restaurantes. Ali você encontra produtos que vão de roupas, perfumes a eletrônicos e bebidas.

E é tudo muito bem sinalizado, você sai da aeronave em um portão e já verifica seu portão que estará a uma curta distância para embarque. Muito fácil e simples.
Apenas um detalhe para embarcar para os Estados Unidos (o que fiz no caso) você passará por um raio-X ali mesmo no portão de embarque então só pensa em estar por ali uns quinze minutos antes de horário de embarque pois pode ter uma fila.
Outro detalhe, não pode passar com garrafas cheias, devem estar vazias.

Stopover
Você não precisa passar pelo Panamá tão rápido, apenas fazendo uma conexão. A Copa Airlines tem o Programa Panamá Stopover, o que era apenas uma escala pode virar uma viagem extra.
Além de ir curtir as férias no destino que você escolheu, você pode ter ainda mais experiências conhecendo o Panamá com a opção do stopover que te dá flexibilidade na ida ou na alta de ficar de 24 horas até 7 dias sem custo adicional na tarifa área.
O programa foi aprimorado e agora conta com parcerias exclusivas de hotéis e restaurantes, garantindo benefícios para quem optar por essa opção.
Assim você pode conhecer a cidade histórica e os arranha-céus modernos, as praias paradisíacas, a cultura, gastronomia e muito mais.
É uma ótima opção que agrega demais na viagem afinal a Copa Airlines conecta mais de 85 destinos em 32 países. E recentemente eles lançaram um novo voo para Los Cabos e para Barbados.
Que tal começar a planejar sua próxima viagem? Eu adorei a experiência de voos com a Copa, me surpreendi em vários quesitos. Recomendamos tá!
Você pode pesquisar seu próximo voo aqui.
Aproveite!
Revista – Leia as edições da MIPYMAG, sua revista de viagens e experiências.
Newsletter – Toda semana, dicas e informações valiosas que vão elevar ainda mais o nível de sua próxima viagem – Assine! (Fora que assinantes recebem nossa revista gratuitamente todo mês)
Siga a MIPYMAG no Instagram.







