Localizada estrategicamente entre Lisboa e Porto, a Região de Coimbra, que reúne 19 municípios, está se consolidando como o novo destino “queridinho” dos brasileiros que buscam uma Portugal autêntica, longe do óbvio.
Para reforçar essa conexão, a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-Coimbra) promoveu um coquetel nesta quarta-feira (5/11), no Consulado de Portugal em São Paulo, apresentando seus atrativos turísticos e, principalmente, as oportunidades de investimento no setor hoteleiro.

Brasil é o segundo mercado internacional
O mercado brasileiro tem se mostrado fundamental para a Região de Coimbra. Em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha.
“A nossa relação com o mercado brasileiro é altamente estratégica. Esse avanço reflete o crescente interesse dos viajantes brasileiros por turismo de experiências, gastronomia e bem-estar, além do vínculo acadêmico fortalecido pela presença de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra”, destaca Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-Região de Coimbra.
O turismo na região como um todo está em alta: entre janeiro e julho de 2025, Coimbra recebeu mais de 919 mil viajantes, um crescimento 4,2% acima da média nacional portuguesa.

Autenticidade, gastronomia e luxo
O grande diferencial de Coimbra é a autenticidade das experiências. Eleita a Região Europeia da Gastronomia em 2023, a área é um paraíso para gourmets, famosa pelo leitão à Bairrada, pelos doces conventuais e pelas prestigiadas rotas de vinho da Bairrada e do Dão.
Para o viajante de luxo, a região oferece jantares privados, degustações de espumantes premiados e concertos intimistas de fado em cenários históricos.
A diversidade natural da região, que vai de praias a serras e complexos termais, também atrai um público que busca exclusividade e sossego. Não à toa, foi ali, numa pequena aldeia escondida na Serra do Açor, que a banda Coldplay escolheu se hospedar após um show em Portugal, fugindo dos grandes centros.
O charme das aldeias de xisto, os castelos e palácios completam um roteiro que combina história e natureza.

Oportunidades de investimento
A comitiva, que agora segue para o Festuris, em Gramado (RS), também está focada em atrair investidores brasileiros. A região oferece uma série de incentivos para o desenvolvimento de empreendimentos hoteleiros e projetos de requalificação, com destaque para a transformação de edifícios históricos, palacetes e casas típicas em hotéis boutique de luxo.
Para os brasileiros, que em 2024 tiveram uma permanência média de quase 20 noites em Portugal, a Região de Coimbra se apresenta como a parada ideal para aprofundar a viagem, aproveitando os diversos voos diretos que partem de 11 capitais brasileiras para Lisboa e Porto.
A MIPYMAG esteve no evento a convite da organização do evento.







