Imagine visitar construções monumentais de pedra que são mais antigas que as pirâmides do Egito e o monumento de Stonehenge. Em Malta, essa viagem no tempo é possível.
Os Templos Megalíticos de Malta, reconhecidos como Patrimônio Mundial da UNESCO, são obras-primas da arquitetura pré-histórica, construídas entre 5.600 e 4.500 anos atrás.
Este guia apresenta os templos imperdíveis e as dicas para você explorar esse legado único da humanidade.
Os principais complexos estão espalhados pelas ilhas de Malta e Gozo.

Na ilha de Malta
A poucos quilômetros da capital Valletta, você encontra alguns dos templos mais impressionantes.
- Ħaġar Qim: Famoso por abrigar um dos maiores megalitos de Malta, com 5,2 metros de altura. No local, foram encontradas estatuetas que sugerem um culto à deusa da fertilidade.
- Mnajdra: Localizado próximo a Ħaġar Qim, este templo se destaca por seu incrível alinhamento astronômico. Nos solstícios de primavera e outono, a luz do sol entra por uma abertura e ilumina o altar principal.
- Tarxien: Considerado o mais recente e bem conservado, este complexo revela detalhes sobre rituais funerários, com evidências de sacrifícios de animais.
Na Ilha de Gozo
Visitar a ilha vizinha de Gozo é essencial para conhecer Ġgantija, uma das construções humanas mais antigas do mundo, com megalitos que pesam mais de 50 toneladas.
O complexo possui um excelente Centro de Interpretação que exibe artefatos e explica a vida no Período Neolítico.

O Tesouro subterrâneo
Este é um lugar único no mundo: o único templo subterrâneo pré-histórico conhecido. Escavado na rocha por volta de 2500 a.C., o Hipogeu serviu primeiro como santuário e depois como necrópole. É um verdadeiro labirinto de câmaras e um dos sítios mais procurados de Malta.
A Engenharia e a arte de um povo pré-histórico
Os construtores dos templos demonstraram um conhecimento profundo dos materiais locais, usando calcário duro para as paredes externas e uma variedade mais macia para os detalhes internos, como altares e painéis decorativos.
As decorações com motivos de espirais, animais e plantas revelam um alto nível de habilidade artística e uma sociedade altamente organizada.
Dicas para sua visita
- Compre Ingressos com Antecedência: O Hipogeu de Ħal Saflieni tem um limite diário de visitantes e os ingressos costumam esgotar com meses de antecedência. A compra online e antecipada é essencial.
- Visite o Museu em Valletta: Muitos dos artefatos originais, como estatuetas e painéis decorados, estão em exibição no Museu Nacional de Arqueologia, na capital Valletta. Vale a pena visitar para ter uma visão completa.
- Como se Locomover: É possível visitar os sítios por conta própria, utilizando o transporte público ou alugando um carro, ou contratar passeios guiados oferecidos por agências de turismo locais.
- Combine as Ilhas: Reserve pelo menos um dia do seu roteiro para fazer a travessia de balsa até a Ilha de Gozo e conhecer o Templo de Ġgantija.
Aproveite!
Newsletter – Fique pode dentro de tudo que acontece na MIPYMAG e receba nossa revista gratuitamente todo mês. Fora tem dicas e informações valiosas para elevar ainda mais o nível de sua próxima viagem. Assine!
Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades da MIPYMAG em primeira mão direto no seu celular. Viagens, shows, esportes, promoções e muito mais.
Siga a MIPYMAG no Instagram.