Neuquén: As melhores estações de esqui da Patagônia argentina

Neuquén: As melhores estações de esqui da Patagônia argentina Neuquén: As melhores estações de esqui da Patagônia argentina
ago Hermoso, o novo centro de esqui da região. Crédito: Neuquén

Na rota da neve na América do Sul, a província de Neuquén, na Patagônia argentina, tem ganhado destaque como uma alternativa completa para quem deseja curtir o inverno.

Com paisagens naturais preservadas, boa infraestrutura e variedade de atividades, a região mistura lagos congelados, bosques nativos e vulcões nevados.

De junho a setembro, as nevascas são intensas, garantindo cenários perfeitos para os amantes dos esportes de inverno.

Conheça os principais centros de esqui da província e escolha o que mais combina com você.

Cerro Chapelco

Reconhecido internacionalmente pelo World Ski Awards, Chapelco é um dos destinos mais completos da Argentina.

Com mais de 20 pistas e uma vista espetacular para o lago Lácar e o vulcão Lanín, o centro se destaca pela infraestrutura consolidada e pelo charme da cidade de San Martín de los Andes.

  • Ideal para: Famílias e esquiadores que buscam uma estação de esqui de alto nível, com excelente gastronomia e hotelaria.

Cerro Bayo

Considerada uma estação de “esqui boutique”, Cerro Bayo oferece uma das vistas mais impressionantes do lago Nahuel Huapi e da Cordilheira dos Andes.

Com 24 pistas, snowpark e percursos fora de pista, atende a todos os níveis de esquiadores.

  • Ideal para: Esquiadores que amam vistas espetaculares, um ambiente charmoso e a proximidade com a elegância de Villa La Angostura.

Lago Hermoso

Localizado entre San Martín de los Andes e Villa La Angostura, este é o mais novo centro de esqui da Patagônia.

Com 350 hectares esquiáveis, oferece uma experiência moderna com cadeira quádrupla, esteira (magic carpet) e opções de passeios a cavalo e moto de neve.

  • Ideal para: Aventureiros e curiosos que querem ser os primeiros a desbravar a novidade da temporada na Patagônia.

Caviahue

Aos pés do vulcão ativo Copahue, este vilarejo recebe menos turistas estrangeiros, sendo perfeito para quem busca tranquilidade e uma temporada de neve prolongada.

Seu grande diferencial são as Termas de Copahue, fontes de águas termais naturais perfeitas para relaxar após um dia de esqui.

  • Ideal para: Quem busca uma experiência de neve mais tranquila e autêntica, com o bônus único das águas termais vulcânicas.

Batea Mahuida

Este parque de neve oferece a experiência mais única da Argentina: é totalmente criado e administrado pela comunidade indígena Mapuche Puel.

O local combina natureza, esportes de inverno e uma imersão cultural profunda, com aulas de esqui ministradas por jovens da própria comunidade.

  • Ideal para: Viajantes que desejam uma imersão cultural, combinando esporte, história e gastronomia típica em um projeto de turismo comunitário.

Vinhos e cultura patagônica

Neuquén também é um destino para o ano todo.

Fora da temporada de neve, a rota dos vinhos patagônicos ganha destaque, com vinícolas abertas à visitação, especialmente nos arredores de San Patricio del Chañar, oferecendo uma alternativa interessante à famosa Mendoza.

Planeje sua viagem

Como chegar

A principal porta de entrada para a região é voando de cidades brasileiras para Buenos Aires (AEP ou EZE) e, de lá, pegar um voo doméstico para:

  • Chapelco (CPC): O aeroporto de San Martín de los Andes, ideal para quem vai para o Cerro Chapelco.
  • Bariloche (BRC): Embora seja em outra província, é o aeroporto mais próximo de Villa La Angostura (Cerro Bayo), a cerca de 1h de carro.
  • Neuquén Capital (NQN): Para destinos mais remotos como Caviahue e Villa Pehuenia.

Consulte os principais hotéis em Neuquén aqui.

Como se locomover

Alugar um carro é a melhor opção para ter flexibilidade e explorar a região.

A famosa Rota dos Sete Lagos, um dos trajetos mais cênicos da Argentina, conecta San Martín de los Andes a Villa La Angostura e é um passeio imperdível.

Melhor época e documentação

  • Melhor Época para Esqui: A temporada de neve vai, geralmente, de junho a final de setembro.
  • Documentação: Brasileiros podem entrar na Argentina apresentando apenas o RG (com menos de 10 anos de emissão e em bom estado) ou um passaporte válido. Não é necessário visto.

Aproveite!

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do MIPY em primeira mão direto no seu celular. Viagens, shows, esportes, promoções e muito mais.

Leia nossas últimas notícias e tenha ainda mais experiências em sua próxima viagem.

Siga o MIPY no Instagram.

Planeje sua viagem:

- Passagens aéreas: Os melhores preços no Brasil e no mundo.
- Hotéis: Consulte e reserve os melhores hotéis.
- Seguro Viagem: Até 70% de desconto, simule e contrate.
- Chip de Internet: Use seu celular durante sua viagem sem se preocupar.
- Aluguel de carro: Reservas em até 10x no mundo todo.
- Ingressos a shows e esportes: Compre com segurança aqui.